domingo, 23 de janeiro de 2011

o país dos raios

Semana passada, os raios fizeram suas vítimas fatais: Daniel Souza dos Santos, 15 anos, Renata Baudívia, 12 (no Parque Villa-Lobos, em São Paulo), Mário Nunes Pereira, 62 (no Parque do Carmo, em São Paulo), o argentino Fedrerico Bignatta, 19 (na praia de Torres, no Rio Grande do Sul), Daltro Amaral, 39 (interior de Cacequi, na Região Central). “As pessoas morrem por não terem informação sobre como se proteger durante uma tempestade”, alerta Osmar Pinto Júnior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apesar de o Brasil ser considerado o país dos raios – cerca de 100 milhões de relâmpagos ocorrem por aqui todos os anos –, tragédias como essas são raras. Estima-se que cerca de 150 pessoas morram por ano por causa desse fenômeno da natureza. “A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um relâmpago é algo em torno de 1 em 1 milhão”, diz Osmar. Mas é bom lembrar que a maioria das mortes e ferimentos não são devido à incidência direta, mas a efeitos indiretos. “Quando o raio cai no solo, a corrente elétrica se propaga em várias direções e penetra no corpo, causando parada cardíaca ou respiratória”, explica Osmar.

Além disso, ao atingir algo – uma árvore, por exemplo -, o relâmpago produz centelhas, que vão ricochetear para o lado. “Mesmo tendo uma descarga elétrica bem mais fraca, são letais e causam queimaduras”, completa Osmar. Nesses casos, se a pessoa for socorrida a tempo é bem provável que sobreviva.

proteja-se dos raios
Cobrir espelhos, não socorrer uma vítima por medo de levar um choque ou achar que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar não passam de meros mitos. Por isso, o melhor é esquecê-los e agir corretamente.

1. Ao ouvir o primeiro trovão, é quase certo que a tempestade esteja, no máximo, a 10 quilômetros do local onde você se encontra. Assim, procure um abrigo em ambientes fechados.
2. Afaste-se de tomadas, canos de metais, janelas e portas metálicas.
3. Se estiver dentro do carro, feche os vidros e não toque nas peças de metal. Permaneça lá até a tempestade passar.
4. Não use o telefone, a não ser que seja sem fio.
5. Não fique próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas.
6. Nem pense em tocar em qualquer equipamento ligado à rede elétrica, como geladeiras, micro-ondas e televisão.
7. Não segure objetos metálicos longos, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe se estiver na rua sob uma tempestade.
8. Não fique dentro de piscinas ou no mar e evite pisar em poças d’água. A água, além de condutora de eletricidade, atrai raios.
9. Não permaneça em locais abertos, como campos de futebol e estacionamentos.
10. Se você estiver em um local como campo ou praia sem um abrigo próximo, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles.

* publicado originalmente na revista tudo (janeiro/2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário